doencas-da-prostata-dr-cristiano-gomes-urologista-em-sao-paulo

INFORMAÇÕES FUNDAMENTAIS PARA UMA SAÚDE MELHOR

A próstata é um órgão do trato uro-genital masculino sobre o qual a maioria dos homens sabe muito pouco. Atualmente, entretanto, ela vem figurando em várias manchetes na imprensa leiga e imprensa médica especializada. Muitos homens se interessm por essa questão porque ultrapassaram os 50 anos de idade ou porque notaram mudanças no seu padrão de urinar. Qualquer que seja o motivo para seu interesse, o texto a seguir poderá lhe dar as informações que todo homem deveria saber sobre este importante órgão.

A PRÓSTATA

• A população de todo o mundo e particularmente a do Brasil está envelhecendo. As doenças da próstata acometem principalmente indivíduos após os 45 anos, e tornam-se proporcionalmente mais frequentes quanto mais avançada a idade. Assim, um maior contingente de homens está sendo diagnosticado com doenças da próstata.
  • Pessoas famosas como celebridades, políticos e empresários de destaque tiveram câncer ou outras doenças da próstata e tornaram pública sua doença. Ao fazer isto, eles levantaram o interesse do público e da imprensa sobre a próstata.
  • O surgimento dos exames de sangue para a próstata (PSA) e de métodos radiológicos sofisticados facilitou o diagnóstico precoce das doenças da próstata mesmo em pacientes sem qualquer sintoma.
  • Várias modalidades de tratamento para as doenças da próstata têm surgido ou se aperfeiçoado, proporcionando excelentes resultados clínicos.

Por que eu deveria me informar sobre a próstata e suas doenças?

• Doenças na próstata podem causar sintomas desagradáveis, especialmente após os 50 anos (e principalmente após os 60). Estes sintomas não necessariamente fazem parte do processo de envelhecimento e você não precisa conviver com eles. Quando diagnosticados e tratados corretamente, a maioria dos sintomas melhoram.
  • O câncer de próstata (o mais comum entre homens com mais de 50 anos) pode ser curado nos seus estágios iniciais, mas frequentemente só produz sintomas quando já está avançado. O check-up prostático anual pode detectar o câncer de próstata precocemente, permitindo seu tratamento na fase inicial da doença.

DOENÇAS DA PRÓSTATA

Provavelmente, a sua próstata não lhe causará nenhum problema durante toda a sua vida ou a maior parte dela. Entretanto, após os 40 anos de idade (e especialmente após os 60), a próstata pode ser acometida por algumas doenças. As principais doenças da próstata podem ser divididas em 3 grandes grupos:

• Aumento benigno da próstata ou hiperplasia prostática benigna (HPB).
  • Câncer da próstata.
  • Doenças inflamatórias da próstata ou prostatites.