doencas-disturbios-da-miccao-no-homem-dr-cristiano-gomes-urologista-em-sao-paulo

Os homens podem apresentar diversas formas de distúrbios da micção. Eles podem se manifestar por diminuição do jato urinário, dificuldade ou desconforto para urinar, aumento do número de vezes que a pessoa necessita ir ao banheiro para urinar (freqüência), vontade repentina de urinar (denominada também urgência), perda de urina (incontinência urinária). Outras vezes se manifestam por sensação de não esvaziar completamente a bexiga após ter urinado. Estes distúrbios podem surgir em qualquer idade, embora sejam mais freqüentes em homens idosos. Isto se explica por vários fatores. Assim como outros órgãos, o trato urinário também reduzir sua reserva de função com a idade. Além disso, o crescimento da próstata (comum com o envelhecimento) pode comprimir a uretra causando dificuldade para urinar e outros sintomas. Finalmente, diversas doenças que podem ter repercussão sobre a micção são mais frequentes em idosos, incluindo problemas neurológicos (AVC, Parkinson), diabetes, hipertensão arterial e outras.

OS FATOS BÁSICOS SOBRE INCONTINÊNCIA URINÁRIA EM HOMENS

Homens com incontinência urinária não devem sentir-se envergonhados ou sozinhos. Este é um problema que afeta mais de 10 milhões de pessoas no Brasil, sendo que pelo menos 25% dos casos são homens.

O grau de incontinência varia de perda parcial a total do controle da bexiga. As pessoas podem ter perdas urinárias em quantidades variadas e a intensidade do problema pode variar com o tempo. Dois pacientes sempre apresentam sintomas diferentes, e a maneira como estes afetam sua vida também varia. A boa notícia é a incontinência urinária é tratável e geralmente curável. Estudos clínicos demonstram claramente que uma abordagem diagnóstica e terapêutica bem feita permite tratar eficientemente a grande maioria dos pacientes.

QUAIS SÃO AS CAUSAS DE INCONTINÊNCIA URINÁRIA EM HOMENS?

Incontinência urinária não é uma doença ou uma consequência natural do envelhecimento. Na maior parte das vezes ela é um sintoma ou efeito colateral de alguma doença. Pode resultar de doenças neurológicas crônicas como Parkinson, trauma raqui-medular, derrame cerebral; obstrução urinária; alguns tipos de cirurgia; defeitos de nascimento ou doenças crônicas como o diabetes. Doenças da próstata e os tratamentos usados para elas são as causas mais frequentes de incontinência urinária em homens. As doença mais comuns são a hiperplasia prostática benigna (HPB) e o câncer da próstata (frequentemente tratado com cirurgia). O diagnóstico precoce do câncer da próstata é a chave para um tratamento eficaz. Por isto os urologistas recomendam check-up prostático anualmente em homens com mais de 45 anos. Homens que possuam história de câncer prostático na família e negros tem risco maior de apresentarem a doença e devem iniciar seus check-ups aos 40 anos de idade.

A maioria dos homens submetidos a cirurgia para câncer de próstata apresentam incontinência urinária temporariamente após a cirurgia. O grau de incontinência varia para cada paciente. Na maioria dos casos, a continência vai melhorando progressivamente durante o primeiro ano após a cirurgia de tal forma que somente 3 a 20% do pacientes irão precisar de tratamento.

Na maioria dos casos, a incontinência urinária pós cirurgia prostática é temporária e auto-limitada. Nos casos que não melhoram espontaneamente há várias modalidades de tratamento, dependendo das características e da gravidade de cada caso. Seu médico poderá avaliar seu caso e orientá-lo sobre a potencial reversibilidade de seu problema e as alternativas terapêuticas possíveis.