doencas-disturbios-da-miccao-na-crianca-dr-cristiano-gomes-urologista-em-sao-paulo

Os problemas miccionais da criança geralmente se manifestam através de infecções urinárias de repetição associado ou não a perdas urinárias. Outras manifestações incluem alterações na freqüência com que a criança urina (por exemplo crianças que urinam toda hora ou crianças que raramente urinam), alterações do jato urinário (criança que tem o jato fraco) ou dificuldade em iniciar a micção. De maneira geral podemos dividir estes problemas em 3 grandes grupos:

Problemas decorrente de malformação do trato urinário:

Diversas malformações do aparelho urinário podem se manifestar através de incontinência urinária. Crianças portadoras de extrofia de bexiga, doença na qual a criança nasce com a bexiga exteriorizada na pele obviamente não apresentarão controle urinário. Em outra doença denominada epispádia a uretra não se fecha totalmente abrindo-se na parte de cima do pênis. Esta patologia leva a uma alteração do esfíncter urinário, podendo causar perda de urina. Os meninos podem ainda apresentar uma válvula que obstrui a uretra denominada “válvula de uretra posterior”. Neste caso, ocorre uma obstrução ao fluxo urinário e a criança tem dificuldade de urinar, apresentando jato urinário fraco ou mesmo urinando através de gotejamento. Se não for tratada adequadamente, a criança pode apresentar infecções urinárias e até insuficiência renal. Uma malformação que acomete principalmente as meninas é o ureter ectópico. Nesta condição, o ureter não desemboca na bexiga, mas em outro órgão como a uretra, vagina ou vulva. Estas crianças apresentam perdas urinárias contínuas ou mesmo secreção vaginal persistente. Podem apresentar micções normais, já que o outro ureter desemboca normalmente na bexiga. Por se tratarem de malformações, o tratamento de todas estas patologias geralmente requer cirurgia.

Problemas decorrentes de malformação neurológica:

Conforme observamos no capítulo referente à micção normal, o funcionamento do trato urinário é totalmente dependente do bom funcionamento do sistema nervoso. Por esta razão, crianças portadoras de doenças neurológicas ou malformações do sistema nervoso geralmente apresentam problemas miccionais. Quando não diagnosticados e tratados, estes problemas podem levar a complicações graves como infecções renais e até mesmo à insuficiência renal. Dentre as malformações neurológicas a mais comum é a mielomeningocele ou mielodisplasi, a que decorre do fechamento incompleto dos ossos da coluna fazendo com que o tecido nervoso da medula seja exposto e tracionado. A maioria destas crianças são operadas nos primeiros dias de vida para correção deste defeito e 85% delas permanecerão com alterações urinárias requerendo avaliação e tratamento urológico especializado.

Problemas Funcionais:

Compreende um grupo de distúrbios do comportamento da bexiga que não apresentam como causa qualquer malformação do trato urinário ou problema neurológico. Os sintomas, entretanto, podem ser semelhantes, incluindo infecções urinárias recorrentes, alterações do jato de urina ou da freqüência de micções e até incontinência urinária. Estes problemas normalmente surgem após a criança já ter adquirido o controle da micção e são determinados por dois principais problemas: o primeiro é um defeito na bexiga que faz com que ela contraia durante a fase de enchimento (fase em que não estamos urinando) e o segundo é devido à falta de relaxamento do esfíncter urinário durante a micção. O tartamento nestes casos é baseado em medicamentos ou treinamento miccional com várias técnicas como o biofeedback e a neuromodulação.